NORMAS PARA PROPOSTAS DE MINICURSOS


A Comissão Discente de Eventos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia – PPGA da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE convida doutorandos do PPGA, pesquisadores e professores das diferentes áreas de estudos da antropologia para submeterem propostas de Minicursos (MCs) para o I Seminário de Antropologia do PPGA. O evento será realizado de 26 a 28 de novembro de 2013, na UFPE, em Recife-PE, tendo como tema central “Desafios Metodológicos na Antropologia: entre clássicos e contemporâneos”.
Os referidos MCs comporão a programação científica do I Seminário de Antropologia do PPGA. Os interessados deverão apresentar as propostas para os MCs seguindo as orientações abaixo.

1. Composição dos Mini-cursos – MCs:

1.1 – Os MCs poderão ser propostos e ministrados por no mínimo 01 (um) e no máximo 03 (três) pesquisadores, sendo pelo menos 01 (um) com vinculação ativa junto ao PPGA da UFPE (como estudante de doutorado, professor ou pesquisador associado).

1.2 – Cada proponente de MC poderá atuar como professor de apenas um MC, não sendo impedido de submeter trabalhos como apresentador em Grupos de Trabalho. 
1.3 – Os membros da Comissão Discente de Eventos do PPGA poderão propor MCs, seguindo as regras aqui estabelecidas, sendo impedida a formação de MCs ministrados exclusivamente por estes.
2. Prazos para submissão:

2.1 – As submissões de propostas de MCs devem ser feitas por meio do envio de documento em formato Word (“.doc”) segundo as indicações desta convocatória, até 30 de setembro de 2013, até o horário limite de 23h59min., para o endereço eletrônico eventosppga@gmail.com, com o assunto do e-mail “Proposta de MC”.

2.2 – Também anexada ao e-mail de proposta do MC deverá ser enviada a ficha de inscrição de cada um dos proponentes, disponível no site do evento, devidamente preenchida.
2.3 – Em nenhuma hipótese haverá prorrogação deste prazo, considerando a necessidade de divulgação em tempo hábil no site do evento.
3. Conteúdo e formato das propostas:
 
3.1 – Todos os MCs devem propor temas relacionados com o foco central do I Seminário de Antropologia do PPGA, “Desafios Metodológicos na Antropologia: entre clássicos e contemporâneos”, procurando o estabelecimento de diálogos com diferentes problemáticas relativas a metodologia de pesquisa. É importante delimitar o tema e evitar propostas muito genéricas.

3.2 – O documento em formato Word (“.doc”) deverá ser redigido em fonte Arial 12, com margens superior e inferior de 2,5 cm e margens esquerda e direta de 3,0 cm. O espaçamento entre linhas deverá ser de 1,0.

3.4 – O título deverá estar em maiúsculas e negrito, centralizado.
                                                                                                  
3.5 – Dois espaços abaixo do título deverão constar o(s) nome(s) do(s) proponente(s), em negrito. Seguindo-se ao(s) nome(s), deverá constar a filiação institucional de cada proponente, além de seu(s) e-mail(s) de contato.

3.6 – A ementa da proposta deverá ser redigida de forma clara e objetiva em, no máximo, 300 palavras, em formato “justificado” explicitando as prioridades de discussão da temática proposta, além das metodologias de ensino a serem utilizadas durante o MC. 

3.7 – Dois espaços abaixo da ementa, deverão constar até 5 palavras-chave.

3.8 – Dois espaços abaixo das palavras-chave, deverá constar uma lista de materiais, informando os equipamentos audiovisuais ou de outra natureza que serão necessários ao MC, cuja disponibilidade será informada ao(s) proponente(s) aprovado(s).

3.9 – Dois espaços abaixo da lista de materiais, o(s) proponente(s) poderá(ão) colocar Referências Bibliográficas, as quais deverão ser listadas em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor, além de obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

3.10 – O(s) proponente(s) deverá(ão) considerar que o MC será realizado em três horas, dividas em duas sessões de 1h30min. cada.

3.11 – O(s) proponente(s) também deverá(ão) considerar que o I Seminário de Antropologia do PPGA disponibilizará 30 (trinta) vagas para participação dos inscritos no evento no MC.

4. Avaliação das propostas:              

4.1 – A Comissão Discente de Eventos do PPGA selecionará os MCs de acordo com os seguintes critérios: pertinência e inovação da temática para a produção de conhecimentos em metodologia antropológica; clareza e objetividade da proposta; capacidade de articulação e formação de rede de pesquisadores sobre temáticas específicas; disponibilidade de salas para o evento.

4.2 – A Comissão é soberana para a análise e aprovação das propostas de MCs, não cabendo qualquer tipo de recurso. 

4.3 – Poderão ser realizados contatos da Comissão com os proponentes via e-mail, com vistas a esclarecimentos acerca da proposta.

4.4 – O prazo para publicação dos resultados dos MCs selecionados será até 07 de outubro de 2013