Minicursos

Minicurso Convidado 01:
 ANTROPOLOGIAS MUSICAIS

Michael Iyanaga
Bolsista de Pós-doutorado Fulbright (UFBA)
michaeliyanaga@gmail.com

"É sabido que a música faz parte íntegra da grande maioria das comunidades e tradições em todo o Brasil. Por isso se surpreende o fato de que muitos antropólogos continuam a evitar ou recuar-se de discussões e análises musicais, assim limitando a perspectiva do resultado final. Há motivos diversos para este fenômeno. Além do fato de que a formação do antropólogo raramente inclui a música ou a etnomusicologia, os antropólogos muitas vezes desconhecem as ferramentas, as linguagens e os olhares (e ouvidos) que poderiam ser-lhes úteis para abordarem questões musicais nos seus estudos. Com o intuito de apelar por uma antropologia mais musical, o presente mini-curso tem por objetivo principal provocar os antropólogos e outros eventuais estudiosos da cultura a repensar a música e considerar as várias maneiras que a mesma poderia ser abordada e analisada em estudos antropológicos.

Falar em música muitas vezes remete a ideia quase esotérica de partituras e linguagens técnicas especializadas. Porém, assim como a etnomusicologia vem afirmando há décadas, a música, como aspecto fundamental e vibrante da vida social, vai muito além desta visão restrita às convenções eruditas ocidentais. Através de discussões, leituras etnomusicológicas e mostras musicais, alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre a etnomusicologia enquanto disciplina e de aproximar-se às abordagens etnomusicológicas contemporâneas e às ferramentas comuns destas. Embora seja sempre útil ter algum tipo de formação em música para estudar fenômenos sonoros, ressalto que não é necessário tê-la para desenvolver um olhar crítico sobre as atividades musicais de uma dada comunidade ou grupo cultural. Deste modo, o presente mini-curso oferece alguns recursos intelectuais e práticos afim de explorar uma antropologia mais musical."

Palavras-chave: antropologia musical; etnomusicologia; folclore brasileiro



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA

ARAÚJO, Samuel. Etnomusicologia e debate público sobre a música no Brasil hoje: Polifonia ou cacofonia. Música e cultura, n. 6, 2011, pp. 1-10.
BAILEY, John. Learning to perform as a research technique in ethnomusicology. British Journal of Ethnomusicology, v. 10, n. 2, 2001, pp. 85-98.
CARVALHO, José Jorge.  Transformações da sensibilidade musical contemporânea. Horizontes Antropológicos, v. 11, 1999, pp. 53-91.
FELD, Steven. “Flow like a Waterfall”: The Metaphors of Kaluli Musical Theory. Yearbook for Traditional Music, v. 13, 1981, pp. 22-47.









Minicurso 02:

ANTROPOLOGIA E O INVENTÁRIO NACIONAL DE REFERÊNCIAS CULTURAIS:
PROCEDIMENTOS, APLICAÇÕES E DESAFIOS.


Proponentes:
Prof. Dr. Bartolomeu Tito Figueiroa de Medeiros (OBSERVAMUS/PPGA/UFPE- bartotito333@gmail.com
Doutorando Eduardo Sarmento (OBSERVAMUS/PPGA/UFPE– eduardopsarmento@gmail.com). 
Convidado: Giorge Bessoni (Antropólogo da Superintendência do Iphan em Pernambuco - giorge@iphan.gov.br)



EMENTA:
"Nos últimos anos, tem-se acompanhado, no âmbito nacional, uma expansão significativa do interesse pelo patrimônio imaterial e, consequentemente, a ampliação de políticas públicas e ações de inventário, registro e salvaguarda. Um contexto marcado, notadamente, por uma a pluralidade de procedimentos (burocráticos, administrativos, políticos e metodológicos) que tem, por sua vez, demandado a participação e a reflexão de diferentes antropólogos e cientistas sociais. Destaca-se, nesse cenário, a realização e aplicação, em diferentes conjunturas, do Inventário Nacional de Referências Culturais, uma metodologia elaborada pelo Iphan que objetiva identificar, documentar e registar sistematicamente os bens culturais expressivos da diversidade cultural brasileira e produzir conhecimento sobre os domínios da vida social, aos quais são atribuídos sentidos e valores. Desse modo, frente aos desafios imputados aos profissionais inventariantes, busca-se, neste minicurso, oferecer um debate introdutório sobre os instrumentos e procedimentos, conceitos e categorias, usos e aplicações, além das dificuldades e questionamentos, abordando, por conseguinte, os vários e complexos os dilemas éticos, sociais, metodológicos e políticos que se apresentam ao pesquisador no momento da coleta e sistematização das fontes e dados."

 Palavras-chave: Patrimônio Imaterial, Registro, Inventário, Antropologia, Patrimonialização.

 Referências bibliográficas:  

IPHAN / MinC. Inventário Nacional de Referências Culturais – Manual de Aplicação. Brasília: MinC (mímeo), 2000. 







NORMAS PARA INSCRIÇÃO:

Os respectivos minicursos estarão abertos para inscrição a partir do dia 11.11.2013. Serão disponibilizados 30 vagas que serão preenchidas por ordem de envio. Apenas participantes credenciados ao evento podem participar (vejam as regras de inscrição). 
O e-mail contendo a ficha de inscrição deve ser enviado para eventosppga@gmail.com com o nome e numeração do minicurso no assunto do e-mail.