Minicurso Convidado 01:
ANTROPOLOGIAS MUSICAIS
ANTROPOLOGIAS MUSICAIS
Michael Iyanaga
Bolsista de Pós-doutorado Fulbright
(UFBA)
michaeliyanaga@gmail.com
"É sabido que a
música faz parte íntegra da grande maioria das comunidades e tradições em todo
o Brasil. Por isso se surpreende o fato de que muitos antropólogos continuam a
evitar ou recuar-se de discussões e análises musicais, assim limitando a
perspectiva do resultado final. Há motivos diversos para este fenômeno. Além do
fato de que a formação do antropólogo raramente inclui a música ou a etnomusicologia,
os antropólogos muitas vezes desconhecem as ferramentas, as linguagens e os
olhares (e ouvidos) que poderiam ser-lhes úteis para abordarem questões
musicais nos seus estudos. Com o intuito de apelar por uma antropologia mais
musical, o presente mini-curso tem por objetivo principal provocar os
antropólogos e outros eventuais estudiosos da cultura a repensar a música e
considerar as várias maneiras que a mesma poderia ser abordada e analisada em
estudos antropológicos.
Falar em música
muitas vezes remete a ideia quase esotérica de partituras e linguagens técnicas
especializadas. Porém, assim como a etnomusicologia vem afirmando há décadas, a
música, como aspecto fundamental e vibrante da vida social, vai muito além
desta visão restrita às convenções eruditas ocidentais. Através de discussões,
leituras etnomusicológicas e mostras musicais, alunos terão a oportunidade de
conhecer mais sobre a etnomusicologia enquanto disciplina e de aproximar-se às
abordagens etnomusicológicas contemporâneas e às ferramentas comuns destas.
Embora seja sempre útil ter algum tipo de formação em música para estudar
fenômenos sonoros, ressalto que não é necessário tê-la para desenvolver um
olhar crítico sobre as atividades musicais de uma dada comunidade ou grupo
cultural. Deste modo, o presente mini-curso oferece alguns recursos
intelectuais e práticos afim de explorar uma antropologia mais musical."
Palavras-chave: antropologia
musical; etnomusicologia; folclore brasileiro
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA
ARAÚJO, Samuel. Etnomusicologia e
debate público sobre a música no Brasil hoje: Polifonia ou cacofonia. Música e cultura,
n. 6, 2011, pp. 1-10.
BAILEY, John. Learning to perform as a
research technique in ethnomusicology. British
Journal of Ethnomusicology, v. 10, n. 2, 2001, pp. 85-98.
CARVALHO, José Jorge. Transformações
da sensibilidade musical contemporânea. Horizontes Antropológicos,
v. 11, 1999, pp. 53-91.
FELD, Steven. “Flow like a Waterfall”:
The Metaphors of Kaluli Musical Theory. Yearbook
for Traditional Music, v. 13, 1981, pp. 22-47.
Minicurso 02:
ANTROPOLOGIA
E O INVENTÁRIO NACIONAL DE REFERÊNCIAS CULTURAIS:
PROCEDIMENTOS, APLICAÇÕES E DESAFIOS.
Proponentes:
Prof. Dr. Bartolomeu Tito Figueiroa de Medeiros (OBSERVAMUS/PPGA/UFPE- bartotito333@gmail.com)
Doutorando
Eduardo Sarmento (OBSERVAMUS/PPGA/UFPE– eduardopsarmento@gmail.com).
Convidado: Giorge Bessoni (Antropólogo da
Superintendência do Iphan em Pernambuco - giorge@iphan.gov.br)
EMENTA:
"Nos últimos
anos, tem-se acompanhado, no âmbito nacional, uma expansão significativa do
interesse pelo patrimônio imaterial e, consequentemente, a ampliação de
políticas públicas e ações de inventário, registro e salvaguarda. Um contexto
marcado, notadamente, por uma a pluralidade de procedimentos (burocráticos,
administrativos, políticos e metodológicos) que tem, por sua vez, demandado a
participação e a reflexão de diferentes antropólogos e cientistas sociais.
Destaca-se, nesse cenário, a realização e aplicação, em diferentes conjunturas,
do Inventário Nacional de Referências Culturais, uma metodologia elaborada pelo
Iphan que objetiva identificar, documentar e registar sistematicamente os bens
culturais expressivos da diversidade cultural brasileira e produzir
conhecimento sobre os domínios da vida social, aos quais são atribuídos
sentidos e valores. Desse modo, frente aos desafios imputados aos profissionais
inventariantes, busca-se, neste minicurso, oferecer um debate introdutório sobre
os instrumentos e procedimentos, conceitos e categorias, usos e aplicações,
além das dificuldades e questionamentos, abordando, por conseguinte, os vários
e complexos os dilemas éticos, sociais, metodológicos e políticos que se
apresentam ao pesquisador no momento da coleta e sistematização das fontes e
dados."
Palavras-chave: Patrimônio Imaterial, Registro, Inventário,
Antropologia, Patrimonialização.
IPHAN
/ MinC. Inventário Nacional de
Referências Culturais – Manual de Aplicação. Brasília: MinC (mímeo), 2000.
NORMAS PARA INSCRIÇÃO:
Os respectivos minicursos estarão abertos para inscrição a partir do dia 11.11.2013. Serão disponibilizados 30 vagas que serão preenchidas por ordem de envio. Apenas participantes credenciados ao evento podem participar (vejam as regras de inscrição).
O e-mail contendo a ficha de inscrição deve ser enviado para eventosppga@gmail.com com o nome e numeração do minicurso no assunto do e-mail.